França desmantela rede de documentos portugueses falsos

A polícia francesa anunciou hoje o desmantelamento uma rede de documentos falsos portugueses de "muito boa qualidade". Desde o arranque da investigação já foram detidas 47 pessoas.
Publicado a
Atualizado a

A oficina onde os documentos falsos seriam fabricados situava-se em Nemours, região de Paris, onde a polícia encontrou centenas de documentos falsos e o material necessário para os fazer.

De acordo com as autoridades, os documentos eram de "muito boa qualidade".

No total, 47 pessoas foram detidas desde o início do inquérito, que foi aberto na primavera do ano passado, quando surgiram dúvidas acerca da validade de uma carta de condução portuguesa, e que continua. Nove foram acusadas e, dessas, seis, entre cabo-verdianos, portugueses, brasileiros e um maliano, estão presos.

No final de 2013, em Marselha, tinham sido detidas 12 pessoas com cartão do cidadão português falso. Todas disseram ter comprado os documentos por correspondência na região de Paris por quantias entre os 200 e os 350 euros, informou o procurador de Marselha, sul de França.

Os documentos falsos eram usados para obter benefícios no equivalente ao nosso Centro de Emprego, que estima prejuízos na ordem dos 110 mil euros, mas também para abrir contas bancárias e contrair empréstimos.

Os organizadores da rede arriscam uma pena de 10 anos de prisão, os detentores de documentos falsos podem ser condenados a 5 anos de prisão.

A polícia fronteiriça da zona sul desmantelou seis redes de documentos falsos em 2013 e cinco já este ano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt