Fragmento de meteorito desconhecido desenterrado na Suécia
Um pedaço de meteorito foi desenterrado numa pedreira de calcário na Suécia, onde deverá ter estado durante 470 milhões de anos.
O fragmento, que difere na composição de qualquer outro meteorito que já foi encontrado na Terra até aos dias de hoje, poderá lançar nova luz sobre a história e o processo de formação do sistema solar, admitem os cientistas, citados pelo jornal britânico The Guardian . A descoberta foi anunciada na revista Nature Communications.
Julga-se que este pequeno pedaço de pedra extraterrestre seja proveniente de um meteoro maior, com um diâmetro entre 20 a 30 quilómetros. Terá sido após uma colisão deste meteoro com outro de dimensões semelhantes que o fragmento aterrou no planeta Terra. Até à data, os cientistas tinham encontrado apenas os restos de um destes meteoritos, e admitem que este novo fragmento desconhecido venha do segundo corpo celeste envolvido na colisão.
"O meteorito que agora encontrámos é de um tipo que não conhecemos do mundo atual", disse o co-autor do estudo, Birger Schmitz, da universidade de Lund, na suécia, à AFP. "O objeto contém altas concentrações de elementos como irídio, que é muito raro na Terra", revelou o especialista.
Este fragmento poderá mesmo ser o único exemplo de um "meteorito extinto", chamado assim porque o corpo de onde é proveniente terá sido consumido totalmente na colisão espacial.