Fotojornalista Mário Cruz lança campanha de solidariedade

O fotojornalista Mário Cruz, premiado pelo World Press Photo, está a angariar fundos para publicar um livro sobre as crianças "talibés"
Publicado a
Atualizado a

A reportagem que valeu a Mário Cruz o primeiro prémio do World Press Photo, na categoria Temas Contemporâneos, serve agora de inspiração a uma iniciativa solidária. O fotojornalista português lançou esta terça-feira uma campanha de angariação de fundos para o projeto Talibes Modern Day Slaves, um livro sobre as crianças "talibés", que são escravizadas, exploradas e abusadas em países como o Senegal e a Guiné Bissau.

"A campanha vai durar um mês. O livro será um documento do que vi, para ser distribuído às autoridades internacionais competentes e também nas escolas e bibliotecas do Senegal e da Guiné-Bissau", explicou o fotógrafo de 28 anos à Lusa.

No seu site, Mário Cruz alerta ainda para o "outrora honroso sistema educacional" dessas regiões, que foi "transformado numa exploração sistemática de crianças, forçadas a mendigar nas ruas oito horas por dia para ajudar os seus supostos professores". "Elas regressam miseráveis, com malária, doenças de pele e parasitas, para os sítios onde são diariamente sujeitas a abusos físicos", escreve ainda o repórter.

[artigo:5035893]

Para apoiar esta campanha, que já conta com aproximadamente seis mil euros (dos cerca de 25 mil euros necessários para uma tiragem de mil exemplares do livro) em contribuições, basta aceder a esta plataforma.

[artigo:5147455]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt