Fórum para a Competitividade critica "política estafada do consumo interno"
Foi a segunda audiência de Cavaco Silva nesta sexta-feira. O Presidente da República recebeu os representantes do Fórum para a Competitividade, que após o encontro em Belém sublinharam as suas preocupações caso seja empossado um governo liderado por António Costa apoiado no Parlamento por BE, PCP e PEV.
"Se estávamos muito otimistas quanto aos progressos que as empresas conseguiram fazer nos últimos anos, transmitimos ao senhor Presidente da República uma perspetiva negra quanto ao futuro", começou por referir o presidente do Fórum, Pedro Ferraz da Costa, que vincou que o alerta ao Chefe do Estado não se deveu em particular a "preocupações orçamentais" mas antes à "inversão da política económica que as declarações do PS, BE e PCP deixam antever".
Ferraz da Costa referiu que nos últimos anos de crise "quase tudo o que veio de bom" para o país se deveu à capacidade de as empresas se reorientarem para o mercado internacional e que nada se ouviu de elogioso por parte de socialistas, bloquistas, comunistas e ecologistas. Por isso, acenou com eventuais perigos do regresso à "política estafada do consumo interno", algo de que salientou discordar.
"Vejo isso com maus olhos", notou ainda o responsável do Fórum - sempre tido como próximo do CDS -, reduzindo ainda BE, PCP e PEV a "apoiantes" do PS. "Nem parceiros de coligação são", rematou.