"Fizeram-me sentir como nada". Britney Spears fala sobre a tutela
Britney Spears divulgou no domingo uma longa mensagem de áudio sobre a polémica tutela que a manteve principalmente sob o controlo do pai por mais de 13 anos.
A mensagem de áudio foi originalmente colocada no twitter pela cantora sem comentários, mas o link foi apagado. Os 22 minutos de áudio da voz de Spears continuam disponíveis online, nomeadamente no youtube.
"Acordei esta manhã e percebi que há muita coisa a acontecer na minha cabeça que não compartilhei com ninguém", diz Britney Spears na gravação, crua e emocional.
YouTubeyoutubehttps://www.youtube.com/watch?v=oMobR6LoDDo
Ela detalha a tutela no áudio, repetindo o que disse no tribunal da Califórnia no verão passado. Agora com 40 anos, descreve como foi forçada a trabalhar e fazer digressões, e impedida de ver amigos ou conduzir o seu próprio carro. Spears diz que o seu telemóvel estava sob escuta e que se sentiu insegura para pedir ajuda.
"Eles fizeram-me sentir como nada, e eu aceitei", diz Britney Spears, descrevendo ser envergonhada.
"Foi desmoralizante", acrescenta.
"É preciso entender que foram 15 anos de digressões e concertos. Tenho 30 anos a viver sob as regras do meu pai. E enquanto tudo isso está a acontecer, a minha mãe está ver isto, o meu irmão, os meus amigos - todos concordam com isto."
Britney Spears saltou para a fama durante a adolescência com sucessos como Baby One More Time, tornando-se uma das grandes estrelas pop no mundo. No entanto, sofreu um colapso altamente divulgado em 2007, que incluiu atacar o carro de uns paparazzi num posto de gasolina. A tutela começou em 2008 e não terminou até novembro de 2021, depois de o pai, Jamie Spears, ter deixado de ser responsável pelas suas finanças e património.
A tutela legal com a qual o pai de Britney Spears controlou a vida e a carreira de cantora norte-americana durante 13 anos chegou ao fim em novembro do ano passado, segundo decisão judicial.
Desde que ganhou liberdade, Spears casou-se com o namorado, Sam Asghari. Na sexta-feira, ela lançou a primeira música nova em seis anos, num dueto com Elton John chamado Hold Me Closer, uma versão da balada dos anos 70 Tiny Dancer.
"Minha primeira canção em seis anos!!!", escreveu no twitter Britney Spears. "É ótimo estar a cantar com um dos homens mais clássicos do nosso tempo", disse ela.
A capa da música mostra imagens da infância das duas lendas de longa data do pop.
Ao desengavetar alguns de seus próprios clássicos com artistas mais jovens, John repete o mesmo sucesso feito com Dua Lipa na música Cold heart, lançada no ano passado.
O último lançamento de Spears foi com o álbum Glory, em 2016. Desde então, a cantora, que fez grande sucesso no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, foi centro das atenções pela tutela que controlou a sua vida por 13 anos.