Ferro saúda "coragem e determinação" de João Lourenço

Presidente angolano foi recebido na Assembleia da República.
Publicado a
Atualizado a

Ferro Rodrigues não fez nenhuma referência explícita ao conflito que opõe João Lourenço à anterior nomenclatura, liderada pelo ex-Presidente José Eduardo dos Santos, mas não deixou de "saudar "pessoalmente" o PR angolano pela sua "coragem e determinação" em "afirmar em Angola um Estado de Democrático de Direito".

Sendo o primeiro a discursar na sessão parlamentar solene que recebeu o PR angolano, o presidente da Assembleia da República desejou a João Lourenço "as maiores felicidades".

Ferro Rodrigues aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio de Angola à eleição de António Guterres para secretário-geral da ONU e para a vitória de António Vitorino na OIM (Organização Internacional das Migrações).

O presidente da AR falou da "tão bem sucedida" visita recente de António Costa a Angola e disse que entre Angola e Portugal "há muito onde podemos e devemos e trabalhar em conjunto". Recordou, neste contexto, que há 135 mil portugueses em Angola e 17 mil angolanos em Portugal.

Sublinhou, por outro lado, o património comum entre os dois países que é o da língua portuguesa. Esse é "um outro laço que nos congrega", desde a "literatura de Agostinho Neto, de José Luandino Vieira (prémio Caões em 2006), de José Eduardo Agualusa, de Pepetela, mas também a que circula nos meios de comunicação social, faz com que as sete horas de Lisboa a Luanda sejam segundos na internet".

Ferro Rodrigues fez ainda questão de dizer que Portugal apoia Luanda para sede do secretariado da assembleia parlamentar da CPLP.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt