Fenda cada vez mais perto de criar iceberg do tamanho do Algarve
A fenda na plataforma Larsen C, na Antártida, mudou de direção e está agora mais próxima de desprender um bloco de gelo quase tão extenso como o Algarve.
"A fenda avançou por mais 16 km, com uma aparente e significativa curva à direita perto do final. Agora, só faltam 13 km para que o iceberg se desprenda completamente", disse Adrian Luckman, professor da Universidade de Swansea, no Reino Unido, citado pela BBC.
O Larsen C, de 350 metros de espessura, é a maior plataforma de gelo no norte da Antártida e localiza-se na costa oriental. Esta plataforma ajuda a travar o fluxo dos glaciares - rios de gelo - que estão por detrás.
O bloco de gelo que se vai soltar quando a rutura se completar será um dos 10 maiores icebergs do mundo, segundo a BBC, e o seu desprendimento poderá provocar outros no futuro.
A curva da fenda foi detetada por satélites que recolheram dados na área entre 25 e 31 de maio. No mês passado os especialistas já tinham detetado "alterações significantes" no Larsen C e filmaram a fenda.
[amazon:2017/02/gelo_20170221195837]
Luckman acredita que o processo de rutura será a partir de agora muito mais acelerado do que tem sido nos últimos meses, mas ainda assim, "não deve acontecer rapidamente porque o Mar de Wedell tem muito gelo". "Tudo dependerá das correntes e dos ventos", explica.
Segundo estimativas dos especialistas, se todo o gelo atualmente retido pela barreira Larsen C chegar ao mar, o nível dos oceanos poderá subir cerca de dez centímetros.
[artigo:7205279]