Fanning é o único que pode chegar ao título mundial em Peniche

Três portugueses vão estar nesta etapa do Mundial. Tiago Pires começa frente a Mick Fanning
Publicado a
Atualizado a

O australiano Mick Fanning, campeão do mundo em 2007, 2009 e 2013, e líder do 'ranking', é o único surfista com possibilidades de assegurar o título de 2015 em Peniche, na etapa portuguesa do circuito mundial.

O australiano, que em julho sobreviveu a um ataque de um tubarão na África do Sul, chega à 10.ª e penúltima etapa, a disputar entre terça-feira e 31 de outubro, com a 'camisola amarela', símbolo do primeiro lugar da hierarquia, depois de ter destronado o brasileiro Adriano de Souza, em Trestles, nos Estados Unidos.

[artigo:4688501]

Fanning vai iniciar o Moche Rip Curl Pro Portugal com 450 pontos de vantagem sobre o 'mineirinho', sendo o único a poder sagrar-se campeão em águas lusas, precisando para isso de vencer o campeonato e que Adriano de Souza seja eliminado na terceira ronda ou antes.

Esta é a única possibilidade de o título não ser decidido no Billabong Pipe Masters, no Havai, entre 8 e 20 de dezembro, uma vez que vai ser insuficiente a Fanning chegar à final em Supertubos ou que Adriano de Souza vença a prova portuguesa.

[artigo:4707591]

Apesar do 'duelo' pelo primeiro lugar, ainda há quase uma dezena de surfistas com possibilidades de se sagrarem campeões, que praticamente ficam goradas caso Fanning repita os êxitos de 2009 e 2014 ou se Adriano de Souza vencer, tal como ocorreu em 2011.

Entre os candidatos com hipóteses remotas de chegar ao título constam os nomes do norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial, e que ocupa o sétimo lugar do 'ranking' a 15.750 pontos de Fanning, e do atual detentor do cetro, o brasileiro Gabriel Medina, quinto da hierarquia a 9250 do australiano.

Fora desta luta vão estar os três 'wild-card' portugueses que vão disputar o sétimo campeonato da 'elite' do surf mundial em Peniche, casos de Tiago Pires, Frederico Morais e Vasco Ribeiro, campeão do mundo de juniores, mas que até podem influência na decisão.

Isto porque, na primeira ronda, 'Saca' vai defrontar Fanning e o havaiano Sebastian Zietz, 'Kikas' vai enfrentar Adriano de Souza e o Kolohe Andino, recente vencedor do Allianz Billabong Cascais Pro.

Já Vasco Ribeiro, na sua estreia no circuito, vai medir forças com o australiano Owen Wright, terceiro do 'ranking' e com Michel Bourez, da Polinésia Francesa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt