Essa falta de aderência originou deslizamentos de ambos dos comboios e contribuiu para a não imobilização dos mesmos antes do sinal de entrada da Estação de Alfarelos, refere o documento hoje divulgado..O embate de um comboio 'intercidades' na retaguarda de um 'regional', parado à entrada da estação de Alfarelos/Granja do Ulmeiro, na segunda-feira, pelas 21:15, provocou 15 feridos ligeiros, assistidos nos Hospitais da Universidade de Coimbra, além de oito outros, que receberam tratamento e/ou assistência psicológica de equipas do INEM, mobilizadas para o local do acidente. Já todos os feridos tiveram alta médica. ."De momento, pelos depoimentos obtidos e dados já apurados, não há indícios de falha humana", afirmam os responsáveis pela investigação..A Comissão de Inquérito considera também que o comportamento do sistema de sinalização foi o adequado, "transmitindo aos comboios envolvidos no acidente o objetivo de paragem ao sinal de entrada da estação de Alfarelos".."As informações recolhidas pelos comboios dos pontos de informação CONVEL (sistema de controlo automático de velocidade, partilhado entre os operadores e a REFER) correspondem à sequência de aspetos apresentada pelos sinais" e as "distâncias de frenagem de ambos os comboios foram superiores ao esperado nomeadamente face ao modelo teórico da curva de frenagem", acrescenta..Nas conclusões preliminares do inquérito ordenado pelo Governo à REFER e à CP para apuramento das causas da colisão lê-se também que as atuações de frenagem de emergência espoletadas pelo sistema CONVEL ocorreram tardiamente.."Como reforço das condições de segurança, e tendo em conta que se conclui ter havido falta de aderência roda/carril e atuação tardia das frenagens de emergência despoletadas pelo sistema CONVEL, cujas causas não foi possível nesta fase apurar", a Comissão de Inquérito recomenda a "imposição duma restrição de velocidade de 30 quilómetros/hora à aproximação dos sinais S1 e SC1 da Estação de Alfarelos".."Pelos mesmos motivos, recomenda-se a realização de um ensaio de linha com um comboio constituído por uma locomotiva e composição idênticas às do comboio intercidades n.º 529, simulando condições de circulação semelhantes em termos de velocidade e locais de aplicação do freio", acrescenta..Os responsáveis pela averiguação das causas do acidente sugerem que o ensaio deve ser realizado em condições atmosféricas próximas das verificadas aquando da ocorrência do acidente, ou seja, à noite, com carris molhados e previamente à abertura da via ascendente à exploração comercial.