Faixa de Gaza abre pela primeira vez em nove anos para passagem de bens
Um ponto de passagem importante entre Gaza e Israel abriu-se hoje pela primeira vez em nove anos para a passagem de bens para dentro do território palestiniano, anunciou o governo israelita.
"A passagem de Erez vai abrir outra vez para os bens que entrem em Gaza", disse um porta-voz da COGAT, o organismo do ministro da Defesa responsável pela implementação de políticas governamentais nos territórios palestinianos.
"Esta medida foi tomada para facilitar o trabalho dos importadores palestinianos e assim ajudar a economia da faixa de Gaza", disse o porta-voz à agência francesa AFP.
Desde 2007 que apenas as pessoas podem passar por Erez, no norte da faixa de Gaza, e os bens têm de passar por Kerem Shalom, no sul.
Localizada no norte da faixa de Gaza, Erez fica mais perto de grandes cidades israelitas do que Kerem Shalom, o que torna mais fácil a passagem de bens que vêm das cidades portuárias de Israel como Ashod.
Israel impôs um bloqueio a Gaza durante uma década porque o considerou necessário para impedir o movimento islâmico Hamas de reconstruir as suas forças e posições militares.
Segundo o Banco Mundial e as Nações Unidas, o bloqueio acabou com todas as exportações de Gaza e levou ao limite a economia do pequeno enclave.
Cerca de 1,9 milhões de palestinianos vivem em Gaza, entalados entre o Egito, Israel e o Mediterrâneo.