Explosão em central nuclear não provocou fuga radioactiva

A explosão hoje de um forno destinado a reciclar detritos com fraca radioactividade em instalações nucleares de uma filial da eléctrica francesa EDF não provocou qualquer fuga radioactiva ou química, indicaram a Autoridade de Segurança Nacional e a EDF.
Publicado a
Atualizado a

[youtube:cTG5d-T1xDE]

Em comunicados distintos, as duas entidades referiram também que a explosão registada no sul de França provocou um morto e quatro feridos, um dos quais em estado grave.

O Ministério da Energia francês confirmou a ausência de fuga radioactiva. "Segundo as primeiras informações, trata-se da explosão de um forno que serve para fundir detritos radioactivos metálicos de fraca e de muito fraca atividade", indicou a Autoridade de Segurança Nacional, que activou o seu centro de emergências após o acidente, registado ao final da manhã.

Segundo um porta-voz da EDF (Electricité de France), o ocorrido no local explorado por uma filial da eléctrica, a Socodei, "é um acidente industrial e não um acidente nuclear".

"O incêndio que deflagrou após a explosão já foi controlado", acrescentou o porta-voz, citado pela France Presse.

Este centro de processamento de detritos de fraca radioactividade situa-se em Codolet, mas depende do complexo nuclear de Marcoule, a 45 quilómetros de Nimes.

A ministra francesa da Ecologia, Nathalie Kosciuscko-Morizet, deverá deslocar-se ao local durante a tarde para avaliar o impacto do acidente.

O Ministério do Interior indicou que não foi necessário qualquer medida de isolamento ou de retirada dos trabalhadores das instalações e explicou que a vítima mortal resultou da explosão e que os feridos "não estão contaminados".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt