Exploração petrolífera evacuada devido a embarcação à deriva
A BP ordenou esta quinta-feira a evacuação de todas as equipas na exploração petrolífera de Valhall, no Mar do Norte - que banha as costas da Noruega e da Dinamarca - devido à ameaça de um navio à deriva, em rota de colisão com as plataformas.
Segundo a companhia, citada pelo jornal britânico The Guardian, as 235 pessoas que trabalhavam nas oito plataformas foram retiradas e deslocadas para outras instalações próximas, como medida de prevenção. Um porta-voz da BP já confirmou, entretanto, que o perigo imediato passou quando a embarcação não tripulada se afastou das imediações.
O barco de 110 metros estaria ancorado mas soltou-se devido ao mau tempo no Mar do Norte. O petróleo que estava armazenado nas plataformas foi mesmo retirado através de oleodutos: a possibilidade de derramamento de petróleo ou de explosão chegou a ser colocada, caso acontecesse o embate da embarcação com alguma das plataformas do complexo.