Ex-braço direito de Obama segura Chicago. Mas foi à segunda volta
O democrata Rahm Emanuel conseguiu esta terça-feira ser reeleito mayor de Chicago, derrotando o também democrata Jesus "Chuy" García, naquela que foi a primeira vez que uma eleição autárquica na cidade precisou de uma segunda volta. O antigo chefe de gabinete de Barack Obama tem pela frente um difícil segundo mandato dominado pela crise financeira.
Emanuel, de 55 anos, gastou milhões de dólares em publicidade na televisão e na rádio para conseguir a sua reeleição. Mesmo assim teve de ir à segunda volta, depois de a 24 de fevereiro ter falhado a meta de 50% dos votos. Na terça-feira bateu García por 56% contra 44%. Há quatro anos conseguiu 55% numa corrida com outros cinco candidatos.
Com uma campanha eleitoral não partidária que se estendeu por seis semanas, o combate entre os dois democratas tornou-se, segundo os analistas, um símbolo da divisão nacional entre os moderados e a ala mais progressista, mas menos bem financiada, do partido. Embora candidato à Câmara de Chicago, Emanuel também angariou fundos em Hollywood e em Nova Iorque.