EUA. TAP terá de pagar mais de 122 milhões de euros em reembolsos

Departamento dos Transportes dos Estados Unidos anunciou também que TAP terá de pagar uma multa superior a um milhão de euros. A companhia aérea portuguesa é uma das seis sancionadas pelos EUA.
Publicado a
Atualizado a

O Departamento dos Transportes dos Estados Unidos anunciou esta terça-feira que a TAP terá de pagar 126,5 milhões de dólares (cerca de 122 milhões de euros) em reembolsos obrigatórios e uma multa de 1,1 milhão de dólares (cerca de um milhão de euros).

A TAP é uma das seis companhias aéreas sancionadas pelos EUA, com o objetivo de compensar "centenas de milhares de passageiros" devido a "voos cancelados ou alterados de forma significativa", disse o secretário dos Transportes Pete Buttigieg, citado pela Reuters.

Ao todo, estas "ações históricas" contra seis companhias aéreas, incluindo a portuguesa TAP, traduzem-se em 602 milhões de euros em reembolsos aos passageiros e mais de sete milhões de euros em multas, indicou, em comunicado, o departamento norte-americano, referindo que desde o início da pandemia de covid-19 recebeu uma "enxurrada" de reclamações de passageiros por verem os seus voos cancelados ou alterados.

"Quando um voo é cancelado, os passageiros que pedem reembolsos devem ser pagos imediatamente", afirmou Buttigieg. "Sempre que isso não acontecer, agiremos para responsabilizar as companhias aéreas em nome dos viajantes norte-americanos", de modo a que o dinheiro seja devolvido, defendeu ainda o secretário de Transportes dos EUA . "O cancelamento de um voo é frustrante o suficiente, não se deve esperar meses para obter um reembolso", considerou o responsável.

Entre as seis companhias sancionadas, a Frontier Airlines, a low cost norte-americana, terá de pagar mais de dois milhões de euros de multa e mais de 215 milhões de euros em reembolsos. Já a Air India vai ter de desembolsar 117 milhões de euros para compensar os passageiros e mais de um milhão de euros de multa.

Entretanto, durante a manhã desta terça-feira, a TAP anunciou que os reembolsos a clientes dos Estados Unidos já foram pagos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt