EUA preparados para "agir sozinhos" contra Coreia do Norte

Aviso foi feito por Rex Tillerson no final do segundo dia de negociações entre o presidente Donald Trump e o seu homólogo chinês, Xi Jinping.
Publicado a
Atualizado a

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, preveniu hoje que os EUA estavam prontos para "agir sozinhos", se for preciso, contra a Coreia do Norte, no dia seguinte a um ataque norte-americano inédito contra o regime sírio.

"Estamos (...) prontos a agir sozinhos, se a China não for capaz de se coordenar connosco" para contrariar as ambições da Coreia do Norte, declarou Tillerson, em Mar-a-Lago, no Estado da Florida, onde Donald Trump recebeu o Presidente chinês, Xi Jinping.

Trump saudou hoje "os progressos espetaculares" das relações sino-norte-americanas, no segundo dia das suas conversações com Xi Jinping, no coração das quais a Coreia do Norte tem um lugar de destaque.

"Há um verdadeiro compromisso para trabalhar em conjunto para ver se isso se pode resolver de forma pacífica. Mas, para isso, a posição da Coreia do Norte tem de mudar antes de estabelecer uma base de diálogo ou de discussões", acrescentou Tillerson.

Trump "indicou ao presidente Xi que era favorável a qualquer ideia que (...) a China possa ter sobre outras ações que possam ser feitas" contra Pyongyang, que disparou na quarta-feira um míssil balístico no Mar do Japão, prosseguiu.

Desde há várias semanas que Washington exorta Pequim a pressionar o seu turbulento vizinho e aliado.

Em entrevista publicada no domingo pelo Financial Times, Trump já tinha dado a entender a ameaça de uma intervenção militar unilateral, declarando-se pronto a "regular" sozinho o problema norte-coreano se a China hesitasse demasiado.

[artigo:5774064]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt