EUA interrogam perito de armas químicas do ISIS

Um especialista do Estado Islâmico na produção de armas químicas foi capturado pelas forças especiais dos Estados Unidos.
Publicado a
Atualizado a

De acordo com várias fontes iraquianas e norte-americanas, Sleiman Daoud al-Afari foi em tempos um especialista que produziu armas químicas e biológicas para Saddam Hussein, o líder iraquiano que em 2003 foi deposto após a invasão dos EUA.

Al-Afari, detido no mês passado durante uma operação das forças especiais, encontra-se sob custódia do exército norte-americano na instalação temporária de detenções de Erbil, no Iraque.

O The New York Times avança que o suspeito forneceu aos seus captores detalhes importantes que descrevem a técnica usada pelo Estado Islâmico para equipar os obuses de artilharia com gás pimenta.

O exército norte-americano descreve o prisioneiro como um militante "de relevo" para o Estado Islâmico.

A detenção foi comunicada à Cruz Vermelha que, seguindo o protocolo, monitoriza o tratamento dos prisioneiros de guerra. Num comunicado publicado esta terça-feira, a organização confirmou que já tinha visitado o especialista em armas químicas mas não avançou qualquer informação relativamente ao seu estado de saúde.

O Departamento da Defesa dos Estados Unidos insiste que o país não está a planear manter o prisioneiro sob custódia e que este será entregue às autoridades Iraquianas e curdas assim que acabarem os interrogatórios.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt