ETA publica comunicado e assegura que "já é uma organização sem armas"

A ETA vai revelar no sábado os locais secretos onde ainda tem armas, numa cerimónia simbólica em Baiona
Publicado a
Atualizado a

A organização separatista basca ETA publicou hoje de madrugada um comunicado em que declara que "já é uma organização sem armas", visto que "as armas e explosivos que tinha na sua posse encontram-se nas mãos da sociedade civil".

A ETA adverte que "o processo não está completado", porque "o dia do desarmamento será amanhã" (sábado) e ainda pode ter lugar "ataques dos inimigos da paz", segundo o comunicado enviado à britânica BBC e a vários órgãos de comunicação social do País Basco espanhol.

Na carta em inglês e em espanhol, a organização separatista lança um apelo à realização de uma manifestação no sábado em Baiona, cidade francesa na fronteira com Espanha, para evitar que "os inimigos da paz" contrariem a entrega de armas decidida unilateralmente.

A ETA vai revelar no sábado os locais secretos onde ainda tem armas, numa cerimónia simbólica em Baiona.

O desarmamento vai ser assinalado com a entrega da localização dos depósitos de armas, que a ETA afirma ainda possuir, a um Comité Internacional de Verificação.

A organização foi criada em 1959, durante a época da ditadura franquista, e renunciou à luta armada em outubro de 2011, depois de mais de 40 anos de atos de violência em nome da independência do País Basco e de Navarra, que tirou a vida a mais de 800 pessoas.

A ETA recusou até agora o seu desarmamento e a sua dissolução exigida por Madrid e Paris, exigindo o início de negociações sobre os seus membros presos (cerca de 360, dos quais 75 em França).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt