"Queridos homens que mandam piropos"
A jovem estudante Noa Jansma, de Amesterdão, decidiu fazer do assédio que vive nas ruas um projeto: criou uma conta no Instagram, à qual chamou "dearcatcallers" (em tradução literal, "queridos homens que mandam piropos") onde partilhou 'selfies' com todos os homens que a assediaram durante um mês. Ao todo, partilhou 23 fotografias, algumas com mais de um interveniente.
Falando à BBC, Noa, de 20 anos, explicou que não quis continuar a ignorar a situação: sentia-se muito incomodada e decidiu que os que a assediavam na rua, com gritos e piropos, não podiam dizer o que queriam sem consequências.
"Eu nunca soube o que fazer quando alguém me manda um piropo", admitiu.
A dada altura, começou a pedir aos homens que a assediavam para que tirassem uma fotografia com ela. Muitos sentiam-se "orgulhosos" por isso, revelou.
As 'selfies' foram todas publicadas no Instagram mas, segundo Noa, o objetivo não é envergonhar quem a assediou: quer antes fazer "uma declaração".
"Se algum dos homens me pedir para tirar a foto do Instagram, eu faço-o, porque não quero estragar a vida a ninguém", disse, referindo que o objetivo do projeto é consciencializar e ajudar as mulheres que têm de enfrentar o problema do assédio diariamente.
"É um problema global. Por isso quero passar esta conta para outra rapariga, noutro país e noutra cidade, só para mostrar que isto acontece a qualquer uma em qualquer lugar", frisou.