Estremadura espanhola fecha hotelaria e comércio durante 7 dias
Entre as cidades se encontram Badajoz, Cáceres, Olivença e Don Benito, entre outras, num total de 16 localidades.
A região está com a maior taxa de incidência de contágios por 100 mil habitantes de Espanha, tendo atingido 638 casos nesta terça-feira, praticamente três vezes mais que a média do Pais.
As medidas anunciadas na terça-feira pelo vice-presidente e responsável pela pasta da Saúde e Serviços Sociais, José María Vergeles, e pelo responsável da Economia, Ciência e Agenda Digital, Rafael Espanha, no final Conselho de Governo Regional extraordinário sobre medidas excecionais para reduzir a transmissão do covid-19, terão a duração de sete dias e entram em vigor à meia-noite desta quarta-feira, dia 6, dia de Reis, data importantíssima no Pais vizinho, onde se realizam as trocas de presentes, ao contrário de Portugal que privilegia a noite de 24 de dezembro.
Os locais de restauração só poderão funcionar em regime de take away, até às 17 horas, e realizar entregas ao domicílio, até à meia-noite. Os alojamentos turísticos, serviços de restauração em centros hospitalares e educativos vão manter-se em funcionamento, bem como os restaurantes e bares de bombas de gasolina e centros de carga e descarga.
Quanto aos espaços comerciais, apenas vão continuar abertos os de venda de alimentação, bebidas e bens de primeira necessidade, assim como farmácias, bombas de combustível, equipamentos tecnológicos, produtos para animais e floristas, entre outros. Ginásios, cabeleireiros e oficinas de reparação automóvel também vão continuar abertos. Os mercados na via pública também não se vão poder realizar.
A Junta da Estremadura vai disponibilizar 40 milhões de euros para apoiar as empresas e particulares afetadas com este encerramento.
As 16 localidades são Badajoz, Cáceres, Olivença, Aceuchal, Almendralejo, Azuaga, Calamonte, Castuera, Coria, Don Benito, Fuente del Maestre, Montijo, Navalmoral de la Mata, Villafranca de los Barros, Villanueva de la Serena e Puebla de la Calçada.