Estátua gigante de Mao foi destruída depois de se tornar viral
Uma estátua gigante de Mao Tsé-tung foi destruída quando já estava quase concluída, depois de se tornar viral e de ter sido alvo de críticas e escárnio na internet. As autoridades, no entanto, garantem que a decisão foi tomada porque a construção não estava aprovada.
A estátua dourada de 36 metros estava a ser construída numa zona rural da província de Henan, na China. As fotografias tornaram-se virais depois de aparecerem um site chinês. Segundo as notícias, a estátua iria custar 3 milhões de yuan (mais de 400 mil euros). Mas outra fotografia divulgada esta sexta-feira mostra a estátua destruída.
[twitter:685397252014211072]
Um trabalhador local disse ao jornal britânico Guardian que a estátua tinha sido desmontada porque estava a ocupar indevidamente as terras de um agricultor - e não por causa das críticas. O jornal People"s Daily confirmou o desaparecimento da éfigie, justificando a decisão com o facto de esta não ter sido devidamente aprovada antes de ser construída.
[artigo:4964511]
Mao Tsé-tung liderou o destino da China durante grade parte do século XX e asua figura ainda é venerada no país. Aliás, segundo o jornal estatal Global Times esta veneração é quase religiosa e está a crescer em algumas partes da China, onde estão a ser construídos templos e estátua dedicados ao antigo líder.
[artigo:4873700]