Estado de Nova Iorque processa dois bancos

O procurador-geral de Nova Iorque anunciou hoje a intenção de processar o Wells Fargo e o Bank of America por centenas de violações a um pacto sobre hipotecas que inclui um montante de 25 mil milhões de dólares.
Publicado a
Atualizado a

Em comunicado, o procurador-geral daquele estado norte-americano, Eric Schneiderman, afirmou que os processos dizem respeito à "violação repetida dos termos do Acordo Nacional de Hipotecas", um documento assinado em 2012 e que prevê que as cinco maiores instituições financeiras a realizarem hipotecas nos EUA melhorem as suas práticas junto dos clientes.

A procuradoria-geral de Nova Iorque detetou 339 violações dos padrões de conduta relativos a hipotecas por parte do Wells Fargo e do Bank of America, dando origem a uma carta no sentido de comunicar aos dois bancos a intenção de avançar para processos.

"O Wells Fargo e o Bank of America violaram de forma flagrante as suas obrigações, colocando centenas de proprietários em Nova Iorque sob risco de falência. Tenciono utilizar todas as ferramentas ao meu alcance para responsabilizar estas empresas no âmbito dos termos do Acordo Nacional de Hipotecas", disse Schneiderman.

O pacto foi assinado por 49 estados, pelo Departamento de Justiça e pelos cinco maiores bancos que lidam com hipotecas e inclui 25 mil milhões de dólares (19,1 mil milhões de euros) em medidas de "alívio a devedores com problemas e pagamentos diretos a estados e ao governo federal", segundo a página de Internet do acordo, que lembra que este foi o maior entendimento interestadual desde o subscrito pelas tabaqueiras em 1998.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt