Estádio Olímpico é 2.ª atracção turística de Pequim

O Estádio Olímpico de Pequim tornou-se a segunda maior atracção turística da capital chinesa logo a seguir à Grande Muralha, ultrapassando o Palácio Imperial e a Praça Tiananmen, revelou a imprensa oficial no fim-de-semana.
Publicado a
Atualizado a

No terceiro lugar da lista das "16 maravilhas arquitectónicas" de Pequim votada através da Internet figura o Centro de Desportos Aquáticos, outro equipamento desportivo construído para os Jogos Olímpicos de 2008.

A sondagem, organizada pelo Administração de Turismo de Pequim no início do Verão, contou com a participação de 14 milhões de internautas, dentro e fora da China, disse o jornal China Daily.

Numa sondagem idêntica realizada em 1986, a Praça Tiananmen ficou no topo da lista, seguida do Palácio Imperial, a Grande Muralha e o Parque Beihai.

O Estádio Olímpico de Pequim -- o "ninho de pássaro", como lhe chamam os chineses -- foi desenhado pelos arquitectos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron, com a colaboração do artista plástico chinês Ai Weiwei.

Trata-se de uma obra de 450 milhões de dólares, com 69 metros de altura e cerca de 91 000 lugares, na qual foram utilizadas quase 42 000 toneladas de aço.

"Uma estrutura destas não poderia ser feita em qualquer outra parte do mundo", reconheceria Jacques Herzog. "Os custos de construção em Pequim são um décimo do Ocidente".

O Centro de Desportos Aquáticos, também conhecido por "Cubo de Gelo", é da autoria de um consórcio australiano.

Desde Outubro do ano passado, "quase todas as excursões de turistas que vieram a Pequim visitaram o 'Ninho de Pássaro' e o 'Cubo de Gelo'", disse o director de uma agência de viagens.

De acordo com a nova lista das maravilhas arquitectónicas de Pequim, o Palácio Imperial está agora em quarto lugar, seguindo-se o Palácio de Verão, a Praça Tiananmen e o Templo do Céu.

O novo Teatro Nacional, desenhado pelo arquitecto francês Paul Andreu, e inaugurado em 2007, ocupa o 15º lugar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt