Espeleólogo preso há três dias em gruta suíça
O alarme foi dado quinta-feira durante a manhã quando o espeleólogo não compareceu no local de trabalho, tendo o seu patrão avisado as autoridades.
O indivíduo, que explorava sozinho uma gruta na região de Môtiers, no cantão de Neuchâtel, desde a tarde de quarta-feira, viu-se na impossibilidade de a abandonar perante uma inesperada subida do nível das águas, e teve de se refugiar numa plataforma 200 metros acima da entrada do subterrâneo.
Um dispositivo de socorro foi accionado quinta-feira, envolvendo 15 espeleólogos, dos quais três especialistas em mergulho, tendo estes conseguido chegar à cavidade onde se refugiou o homem, de cerca de 50 anos, cujo nome não foi revelado. Segundo algumas fontes, a pessoa em causa é considerado como sendo alguém com experiência na exploração de grutas.
Os mergulhadores, um dos quais permanece com o espeleólogo, levaram-lhe alguns alimentos, agasalhos e roupa seca. Segundo fontes da polícia e dos bombeiros da região, o indivíduo está de boa saúde e está a enfrentar a situação com serenidade.
De acordo com explicações de responsáveis das equipas de socorro, citadas por vários média helvéticos, a sua extração não foi tentada por o indivíduo não ter preparação em mergulho, e as condições são consideradas de alta dificuldade para alguém sem treino adequado. "A visibilidade é reduzida e existem fortes correntes", explicou um elemento das equipas de socorro.
A notícia mais recente é que não está ainda definido um momento em que se possa proceder à extração do indivíduo, atendendo à rápida variação dos níveis de água no interior da gruta, devido à precipitação que não cessa de se verificar na região.