Espanha é favorita mas anfitriã Lituânia promete luta

A Espanha, detentora do título, é a principal favorita à vitória no Europeu de basquetebol, juntamente com a Lituânia, como anfitriã da fase final, que se disputa de 31 de Agosto a 18 de Setembro.
Publicado a
Atualizado a

Numa altura em que vigora o "lock-out" na NBA, os finalistas do Euro2011 surgem com as suas principais figuras, nomeadamente os espanhóis, que foram apenas sextos no Mundial do ano passado, muito por culpa da ausência de Pau Gasol.

Com o regresso do jogador dos Los Angeles Lakers e também de José Manuel Calderon (Toronto Raptors) e a "aquisição" do naturalizado Serge Ibaka (Oklahoma Ciy Thunder), a Espanha parece ainda mais forte do que em anos anteriores, mesmo já sem Jorge Garbajosa, Alex Mumbru ou Carlos Jimenez.

A "ÑBA", como é conhecida em Espanha, tem mais jogadores de enorme qualidade, como Juan Carlos Navarro (FC Barcelona), Rudy Fernandez (vai jogador nos campeões da NBA Dallas Mavericks) e Marc Gasol (Memphis Grizzlies), sem esquecer o jovem Ricky Rubio, reforço dos Minnesota Timberwolves.

Assim, o italiano Sergio Scariolo tem à disposição um conjunto fortíssimo, pronto para repetir o triunfo de 2009, que acabou com a maldição espanhola em Europeus: prata em 1935, 73, 83, 99, 2003 e 2007 e bronze em 1991 e 2001.

Também campeã Mundial, em 2006, e vicecampeã olímpica, em 2008, a Espanha só parece poder ser travada pela Lituânia, que tem a seu favor o factor casa.

O intenso apoio do público é um dos grandes trunfos do "cinco" de Kestutis Kemzura, que conta com a experiência de jogadores como Sarunas Jasikevicius, Darius Songaila ou Robertas Javtokas.

Depois do quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim2008, a Lituânia falhou no último Europeu, mas no Mundial de 2010 foi terceira e vai agora, certamente, lutar pelo seu quarto título europeu, depois de 1937, 1939 e 2003.

A Espanha e a Lituânia, que se defrontam logo a abrir, num Grupo A que também conta com Portugal, são as principais candidatas à final, mas as surpresas acontecem e, em Europeus, basta recordar o triunfo da Rússia em 2007.

A Servia, segunda no Euro2009 e quarta no Mundial2010, é uma das candidatas a surpreender, liderada em campo pelo génio de Milos Teodosic, tal como a França, de Tony Parker, mas também de Joakhim Noah, Boris Diaw ou Nicolas Batum.

Vicecampeã mundial em título, a Turquia, com Hedo Turkoglu, Ersan Ilyasova e Omer Asik, e também é uma ameaça, tal como a Itália, do regressado Danilo Gallinari e de Andrea Bargnani e Marco Belinelli.

A Alemanha, com o campeão da NBA Dirk Nowitzki e Chris Kaman, a Rússia, de Andrei Kirilenko, a Grécia, a Croácia e a Eslovénia são também seleções a ter em conta, numa prova que qualifica os finalistas para os Jogos Olímpicos Londres2012.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt