Erro monumental em estátua de Kalashnikov: arma da escultura era nazi

Três dias após a inauguração do monumento, este teve de ser parcialmente cortado para que o erro fosse reparado
Publicado a
Atualizado a

Foi com toda a pompa e circunstância que, na terça-feira, foi inaugurada em Moscovo uma estátua em homenagem a Mikhail Kalashnikov, o russo que criou a arma mais utilizada no mundo, a espingarda automática AK-47, também conhecida simplesmente como Kalashnikov. Mas esta sexta-feira a escultura teve de ser modificada: é que em lugar de uma 'kalash', o monumento incluía a imagem de uma metralhadora alemã da II Guerra Mundial.

O erro foi detetado por visitantes (e seguramente grandes admiradores do inventor e da sua invenção) que repararam que, no baixo-relevo em metal que mostra os vários armamentos criados por Mikhail Kalashnikov, aquilo que pretendia ser o esquema da AK-47 era afinal de uma Sturmgewehr (StG) 44.

O escultor, Salavat Shcherbakov, viu-se obrigado a admitir que se enganara e, em declarações ao canal público Rossiya 24 prometeu "retificar" a estátua.

"Aparentemente o erro surgiu a partir da internet", acrescentou.

Sexta-feira à noite o painel metálico já tinha sido serrado, retirando-se o pedaço com a imagem da espingarda.

Escreve a Reuters que a AK-47, criada em 1947, tem de facto grandes semelhanças com a StG 44, criada pelo alemão Hugo Schmeissers em 1942. Apesar das diferenças internas que existem entre as duas armas, há quem especule que Kalashnikov copiou a arma alemã.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt