Enfermeira mostra as marcas da pandemia no rosto. Tem sido "exaustivo"
Chama-se Kathryn, tem 27 anos, é uma enfermeira que "ama" o que faz. Está há oito meses na ala dos doentes com covid-19 num hospital em Nashville, no Tennessee, EUA, e decidiu mostrar as marcas da pandemia no rosto. Numa publicação no Twitter, que já se tornou viral, partilhou duas fotos: uma do seu rosto antes de iniciar o combate à covid-19 e outra no decorrer desta epidemia que tem sobrecarregado as unidades hospitalares e levado os profissionais de saúde ao limite.
A sorrir e a olhar para a objetiva, Kathryn surge na primeira foto, tirada em abril, depois de se formar na escola de enfermagem. Mas é com olheiras e com as marcas visíveis no rosto pelo uso durante horas do equipamento de proteção individual que aparece na segunda imagem, tirada no sábado, que partilhou nas redes sociais.
Como tudo começou e como está a decorrer, legendou a enfermeira que mostra como tem sido o "exaustivo" o trabalho no hospital de Nashville a tratar dos doentes com covid-19, como afirmou à CTV News.
Twittertwitter1330607852524867587
O objetivo, diz esta enfermeira, é mostrar às pessoas a realidade do combate à pandemia de quem está diariamente a trabalhar em unidades hospitalares e de como está a afetar os profissionais de saúde. "As pessoas não veem isto. Não veem o que nós vemos. Não veem a realidade disto todos os dias", referiu ao canal de televisão.
Sem precisar de mostrar imagens de doentes, Kathryn pensou numa forma de mostrar a realidade de tantos que, como ela, estão na primeira linha desta pandemia a tratar dos doentes infetados.
E o que ela mostra são "apenas feitos físicos por usar todo aquele equipamento de proteção por tanto tempo", explica esta enfermeira norte-americana. "Estamos desidratados o tempo todo porque suamos muito e porque, com as máscaras, não se pode beber", só quando se vai para a sala de descanso e aí pode-se tirar a máscara e beber, relata.
Mas a partilha destas duas fotos é também um alerta para a gravidade que se está a viver em particular no Tennessee. A enfermeira acredita num novo aumento de infeções e pretende, por isso, chamar a atenção de quem não está a cumprir as medidas sanitárias para controlar a propagação do novo coronavírus.
"Ainda não há um tratamento definitivo para esta doença, então ver meus doentes, as pessoas que cuido, a sofrer tanto e ver outras pessoas a agir como se isto não estivesse a acontecer é irritante", concluiu.
Na publicação que já se tornou viral, esta enfermeira alerta que a covid-19 é uma "doença brutal" e que não a deseja aos seus "piores inimigos". "Entendam que não se estão só a proteger, mas a proteger os outros", avisa.
"É devastador ver pessoas a morrer quando estas mortes podiam ser evitáveis", lamenta, fazendo referência à necessidade de levar a sério o cumprimento das regras de saúde pública. "É ainda mais devastador ver as pessoas a morrer, uma vez e outra vez, da mesma forma. É devastador que o bom senso e a decência tenham sido politizados" criticou.
Depois de Kathryn publicar as duas fotos, outros profissionais seguiram-lhe o exemplo, mostrando as marcas que a pandemia está a deixar no rosto.
Twittertwitter1330831765108355075
Twittertwitter1331096699889213442
Twittertwitter1331058688233238528
O estado de Tennessee regista mais de 300 mil infetados e mais de 4 mil mortes por covid-19.