Elétrico descarrila na zona da Lapa. Duas crianças entre os 28 feridos
Um elétrico da carreira 25 descarrilou esta tarde no bairro da Lapa, confirmaram ao DN fontes da PSP e dos bombeiros. O acidente ocorreu na Rua de São Domingos à Lapa, após a curva com a Rua Buenos Aires.
O acidente ocorreu às 18h04. O elétrico descarrilou e tombou, fazendo, segundo balanço do INEM, 28 feridos - um primeiro balanço dava conta de 11 - e uma dezena de pessoas encarceradas.
Os feridos estavam "todos conscientes", segundo fonte do INEM declarou à Lusa. Nenhum foi considerado de elevada gravidade.
Após a remoção de todas as vítimas dos destroços, fonte da Proteção Civil deu conta que dez feridos foram encaminhados para o hospital.
Alguns minutos após o acidente, fonte dos bombeiros descreveu à Lusa: "Há vários feridos no interior, mas ainda se está a avaliar a gravidade dos ferimentos".
As operações de desencarceramento demoraram cerca de duas horas.
O presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, adiantara eà TSF que "está uma criança" entre os feridos. Alguns minutos depois, foi noticiado que existia uma segunda criança entre os feridos.
Tratam-se de uma menina de 7 anos e de um bebé de seis meses. Ambos terão nacionalidade inglesa.
INEM, Carris e bombeiros acorreram ao local. De acordo com a fonte dos Sapadores Bombeiros, o regimento mobilizou para o local 25 operacionais e seis viaturas. A página da Proteção Civil na internet referiu um total de 33 operacionais e oito veículos envolvidos nas operações.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve no local poucos minutos após o sucedido, como foi registado pelas câmaras da SIC Notícias.
Também a EPAL foi chamada ao local, pois há registo de um rebentamento de uma conduta de água.
A Carris abriu já um inquérito para apurar as causas do acidente.
As operações de remoção dos destroços deverão prolongar-se pela noite dentro. Cerca das 20:30, as autoridades esperavam ainda a chegada de uma grua que permitisse remover o que resta do elétrico.
Videoamadores partilhados nas redes sociais captam o sucedido:
(em atualização)