Efeito Cristina. Após 12 anos e meio a SIC volta a liderar
Foi o suspense até ao final. A batalha de audiências entre SIC e TVI foi travada ao milímetro durante o mês de fevereiro. E foi de tal forma que esta sexta-feira, 1 de março, ambos canais privados podem reclamar vitória, cada um à sua maneira.
De acordo com os dados do Total Dia - em que se somam os espectadores que viram televisão em direto aos que assistiram aos programas gravados até ao final do dia em que foram exibidos -, a estação de Pinto Balsemão ganhou o mês por uma décima de quota de mercado e interrompeu um ciclo de liderança da TVI de mais de 12 anos (150 meses). Considerados mais relevantes para o mercado, estes números vêm dizer que a SIC fechou fevereiro com 18,6% e a TVI, no mês em que fez 26 anos, ficou-se pelos 18,5% de share.
Se olharmos apenas para os dados das pessoas que viram emissões em direto (designados dados provisórios), a vitória ficou nas mãos de Queluz de Baixo, que fechou o mês com apenas mais uma décima de quota de mercado (18,0%) do que a estação de Balsemão (17,9%). A distância entre ambos canais em janeiro tinha sido de oito décimas. Valores médios de quota de mercado (share) que foram disponibilizados pela CAEM e que vão permitir a ambas estações privadas cantar vitória esta sexta-feira, 1 de março, cada uma à sua maneira.
A última vez que o canal generalista de Pinto Balsemão conseguiu ficar à frente da sua rival privada foi em julho de 2006, um mês marcado pelas transmissões dos jogos de futebol do Mundial realizado na Alemanha.
[artigo:9754908]
Vários fatores têm contribuíram para esta ultrapassagem da SIC, a que não é alheia a entrada de Cristina Ferreira na estação, que alavanca as audiências para o resto do dia, a passagem de Júlia Pinheiro para as tardes, onde desde o início começou a fazer bons resultados, e até o élan da mudança de instalações de Carnaxide para Paço d'Arcos, com novos cenários e novo grafismo, terá transmitido uma imagem de recomeço e de maior modernidade.
A reviravolta começou a desenhar-se em janeiro com mudanças na grelha e a estreia do Programa da Cristina no dia 7. Logo no primeiro programa, a apresentadora roubou a liderança a Você na TV, conduzido por Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes, algo que não acontecia há 14 anos. O programa da manhã da SIC teve cerca de 500 mil espectadores e o da TVI cerca de 353 mil.
A dinâmica alcançada pelas novas manhãs da SIC foi seguida nos horários seguintes durante o resto do dia, ainda que as tardes tivessem começado a subir ainda um pouco antes da estreia de Cristina Ferreira. Mas o efeito Cristina no canal de Balsemão é incontornável. Falta agora saber se o mês de fevereiro é o início de uma nova e consistente liderança ou se foi um caso isolado.