Eco-jornalismo e responsabilidade social

Alunos das Escolas Básicas de Às-de-Loucos e de Vialonga e da EB 2/2 e Secundária de D. João V, protagonizaram a sessão desta quarta-feira no Media Lab.
Publicado a
Atualizado a

Os alunos que visitaram o Media Lab do DN tiveram uma "aula" especial: A sessão contou com a presença de Ana Loureiro, diretora de Comunicação, Imagem e Documentação da Valorsul, que aproveitando a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, alertou os jovens para a necessidade de poupar no consumo e reduzir o lixo.

Os alunos estiveram atentos à informação dada pela oradora, colocando algumas questões sobre resíduos ambientais. Através de um vídeo disponibilizado pela oradora foi possível observar hábitos de duas famílias diferentes, relativamente às ações do quotidiano, como, por exemplo, a ida às compras e os recursos utilizados e gerados nesse processo. Os jovens realizaram ainda a atividade "Faz a tua 1.ª página", através da pesquisa e seleção de conteúdos ecológicos.

Segundo Ana Loureiro, "melhor do que ter de tratar o lixo e reciclá-lo, era conseguir viver sem ele." Todavia, é uma tarefa difícil devido ao condicionamento da atividade humana". Nesse sentido, Ana Loureiro lembrou que um dos objetivos da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos "é a consciencialização dos cidadãos para a gestão sustentável dos recursos".

As escolas que participaram no workshop "Ecojornalistas: Missão 3R" foram premiadas com o prémio "Brigada Amarelo", um projeto desenvolvido pela Valorsul e pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. "Dos 8 aos 80: O envolvimento da comunidade em questões ambientais é fundamental. Reciclar tem de entrar na rotina dos portugueses". Esta foi a ideia deixada por Josefina Carvalho, professora da EB Ás-de-Loucos, à margem da discussão sobre a educação dos mais novos para a questão da reciclagem. Após a sessão sobre a "Prevenção de Resíduos", os estudantes deram início à sua tarefa: criar uma primeira página, com assuntos sobre o meio ambiente seguindo o mote dos 3 R"s: Reciclar, Reutilizar e Reduzir, finalizando a sessão com a habitual visita à redação do Diário de Notícias.

Com a frase "Não chega alertar, há que agir", Josefina Carvalho deixou um incentivo para todas as idades: "Reciclar é caminhar para o amanhã e isso exige o envolvimento da comunidade".

Política, Desporto e Economia foram as editorias consultadas pelos jovens no site do DN.

Mafalda Oliveira, professora de Português referiu o a vinda ao Diário de Notícias como "excelente e motivadora" para os seus alunos.

"O facto de estarem motivados a fazer um trabalho, sobretudo neste meio, é fascinante", acrescentou o docente de História, António Mateus Afonso.

Alguns dos alunos da EB 2/3 e Secundária D. João V frequentam o Clube de Jornalismo da escola. Carolina, de 10 anos, considera a atividade como "um ATL da escrita".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt