"É importante garantir um contrato de trabalho e proteção social"
"É importante garantir que qualquer pessoa tenha acesso a duas coisas básicas: um contrato de trabalho e proteção da segurança social ao longo da vida". Exigências defendidas pela eurodeputada do PS Maria João Rodrigues, na manhã desta terça-feira no segundo dia das conferências que assinalam os 153 anos do Diário de Notícias.
Um debate em que também participaram o ex-ministro e conselheiro da Comissão Europeia Silva Peneda e o eurodeputado do PRD Marinho e Pinto, e que necessariamente passou sobre o papel do Estado e a importância do Estado Social.
Maria João Rodrigues defende novos modelos de financiamento da Segurança Social, que não incidem apenas sobre o trabalho mas mais sobre a riqueza e que, por isso mesmo, sejam transversais aos empregos que a pessoa vai tendo ao longo da vida.
Defendeu também uma nova divisão do tempo de trabalho e do tempo familiar. Princípios com os quais os outros intervenientes estiveram, na generalidade, de acordo, num mesa moderada pelo diretor-adjunto do DN Paulo Tavares.