Duas explosões matam oito pessoas junto ao aeroporto de Mogadíscio
Duas explosões de grandes dimensões, seguidas por trocas de tiros, foram ouvidas esta terça-feira junto à entrada principal do aeroporto de Mogadíscio, capital da Somália, avança a imprensa local citada pela BBC.
De acordo com a estação britânica, as explosões foram causadas por duas bombas e pelo menos um dos engenhos explosivos terá sido detonado por um bombista suicida. A AFP refere que há registo de pelo menos oito mortos. Na área onde ocorreram as explosões está instalada uma base das forças de manutenção de paz da União Africana.
[twitter:757831885359681538]
Segundo a agência Reuters, o atentado já foi reivindicado pelo grupo extremista islâmico Al-Shabab, que reclama ter assassinado pelo menos 12 pessoas. Aliados da Al Qaeda, os militantes do Al-Shabab têm levado a cabo ataques frequentes na Somália, numa tentativa de desestabilizar o governo apoiado pelas Nações Unidas, e intensificaram o número de ataques com a aproximação das eleições. Nas últimas semanas, vários hotéis foram atacados com auxílio a carros armadilhados.
As imediações do aeroporto de Mogadíscio são uma "zona segura" para operações das forças da ONU, área onde se encontram as embaixadas de vários países estrangeiros na Somália.