Surto de legionella em Vila do Conde já fez um morto
O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, no distrito do Porto, confirmou este domingo 17 casos de legionella, um das quais resultou em morte, um homem de 85 anos. Aquela unidade de saúde indicou ainda que todos os doentes são provenientes do concelho de Vila do Conde.
Segundo fonte daquele centro hospitalar, que reportava dados de sábado à noite, dois dos pacientes já tiveram alta e 12 estão internados, sendo transferidos dois outros.
Os 12 pacientes internados encontram-se no Hospital de Pedro Hispano, em Matosinhos, tal como foi confirmado à agência Lusa por fonte desse hospital, na sequência de notícias sobre um surto de legionella na zona da Póvoa de Varzim.
Em comunicado a propósito deste caso, o Município da Póvoa de Varzim referiu que o surto não teve origem na localidade e que "continuará a acompanhar de perto a evolução desta situação junto da Direção Geral da Saúde, de modo a apurar mais detalhes sobre o ocorrido".
A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.