'Downton Abbey' salta da televisão para o grande ecrã
"Convidamo-lo cordialmente a voltar a Downton Abbey. Só nos cinemas." Foi desta forma que se espalhou nas redes sociais a notícia de que a premiada série, que durante seis temporadas seguiu de perto a família Crawley e os seus criados, vai regressar. E confirma-se o salto do pequeno para o grande ecrã.
A Focus Features vai começar no verão a produção do filme. O guião é da autoria do criador da série, Julian Fellowes, que vai também coproduzir o filme. Desde 2016 que Fellowes dizia que estava a pensar em retomar as personagens num filme.
O realizador será Brian Percival, que realizou o episódio piloto da série e o filme A Rapariga Que Roubava Livros (2013). O filme devera estrear no verão de 2019.
Os fãs despediram-se dos Crawley, uma família aristocrática, e dos seus criados no Natal de 2015, no final de seis temporadas de Downton Abbey(que passou na britânica ITV e na americana PBS). A série de época, que começou com a morte do herdeiro a bordo do Titanic, teve 69 nomeações para os Emmys (ganhou 15), sendo o programa de televisão não norte-americano mais nomeado de sempre. Também ganhou três Globos de Ouro e um Bafta especial, em 2015.
O elenco original, liderado por Hugh Bonneville e Maggie Smith, está confirmado no grande ecrã. Joanne Froggatt, que interpreta o papel de Anna Bates, já confirmou no Twitter, assim como Elizabeth McGovern, que faz de Cora, a condessa de Grantham.
"Agora, depois de termos muitas das estrelas confirmadas, vamos começar brevemente a produção", disse o produtor Gareth Neame, citado pela BBC.
Recorde o trailer da primeira temporada