Dois sismos sentidos em Portugal durante a tarde

Um leve sismo, de 3,1 na escala de Richter, foi sentido esta tarde na região Norte do país, com epicentro localizado a cinco quilómetros de Paredes. Antes, por volta das 16.30, foi sentido outro, de 2,7 na escala de Richter, na ilha Graciosa, Açores
Publicado a
Atualizado a

Até ao momento não existem registo de danos, mas o abalo foi sentido em diversos locais do Grande Porto, com inúmeros relatos nas redes sociais, por exemplo.

Segundo o Centre Sismologique Euro-Méditerranéen o abalo ocorreu a três quilómetros de Rebordosa (Paredes) e a uma profundidade de 15 quilómetros. Testemunhos deixados no sítio do centro europeu falam num barulho parecido a "um camião a descarregar grandes pedras no solo, muito próximo".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta que o abalo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente às 17.22.

"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na região epicentral, tendo ainda sido sentido com menor intensidade em várias localidades até 25 quilómetros do epicentro", refere o IPMA em comunicado.

Já pelas 16.30 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 10 km a Este-Nordeste de Praia (Graciosa).

Segundo o IPMA, o epicentro localizou-se a cerca de dez quilómetros a Este-Nordeste de Praia, na ilha Graciosa.

Também aqui, refere o instituto, não há registo de quais danos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt