Dois britânicos acusados de financiar terrorista de Paris e Bruxelas
Dois homens britânicos foram esta sexta-feira acusados de financiar terrorismo. Acredita-se que os dois homens, Mohammed Ali Ahmed e Zakaria Boufassil, oriundos de Birmingham, Reino Unido, forneceram dinheiro ao terrorista Mohammed Abrini, que participou nos atentados de Paris e de Bruxelas.
Os dois homens terão fornecido dinheiro a Abrini em julho de 2015, alguns meses antes dos ataques à capital francesa, de acordo com as alegações feitas esta sexta-feira na primeira vez em que os homens foram presentes a tribunal, em Londres.
Os suspeitos vão permanecer detidos até 13 de maio, quando vão voltar a comparecer em tribunal para responder às acusações de financiamento de terrorismo.
Mohammed Abrini terá participado nos atentados de Paris, tendo sido filmado por câmaras de videovigilância a entrar num dos carros utilizados pelos terroristas, em novembro do ano passado, quando atacaram a capital francesa. Confirmou ainda ter sido o homem filmado ao lado dos dois bombistas suicidas do aeroporto de Bruxelas momentos antes dos ataques, que ficou conhecido como "o homem do chapéu preto", por envergar um quando foi gravado.
[artigo:5118579]
Abrini já era procurado antes dos atentados de Bruxelas pela sua ligação a Salah Abdeslam, o principal suspeito ainda vivo de ter participado diretamente nos atentados de Paris. Abdeslam foi detido poucos dias antes dos atentados de Bruxelas, e foi entretanto extraditado para França, onde vai ser julgado por homicídios terroristas.