DJ Marfox e a revolução 'kudurista'
Artista: DJ Marfox
Disco: 'Subliminar'
Editora: Enchufada
Classificação: 4/5
O título do novo EP de DJ Marfox, Subliminar, é um completo paradoxo em relação à música vibrante que aqui encontramos. Nada do que encontramos ao longo das cinco faixas desde disco prima pela subtileza.
Os beats são constantemente frenéticos e têm no kuduro as suas raízes rítimicas. Só que o que Marfox consegue fazer tanto a nível rítmico como melódico é inesperado para aqueles que assumem ideias pré-concebidas em relação às potencialidades do kuduro.
Marfox é um dos produtores que nos últimos tempos tem encetado uma verdadeira revolução no kuduro produzido nos bairros da periferia de Lisboa. Não só ele, como outros produtores, têm ao longo do último ano revelado e arriscado as suas cartas mensalmente nas Noites Príncipe (levadas a cabo pela Príncipe Discos), cartas essas que vivem de uma música eufórica e inventiva no apelo genuíno à dança que transbordam.
Mas Marfox tem-se destacado e este Subliminar só vem confirmar todo o talento que este já vinha revelando. Se no tema de abertura, Full Speed, denota-se um trabalho mais cuidado na forma como desenvolve as melodias sintetizadas com o corpo rítmico, quase se aproximando do trance nos seus melhores dias, já no tema que dá título a este EP todos os focos apontam para a hipnose do beat rítmico, diluindo-se a melodia na força frenética deste beat, certamente capaz de incendiar pistas de dança em qualquer ponto do mundo.
Existe uma nova forma de olhar e trabalhar o kuduro como nunca tínhamos imaginado. E DJ Marfox está-nos a abrir as portas que apontam para todos os possíveis caminhos futuros desta música tão estimulante.