discos de colecção

Publicado a

Uma das maiores raridades da música portuguesa, por ter sido retirado de circulação pela Comissão de Censura em 1970, o primeiro LP do Quarteto 1111 é um dos álbuns mais procurados num mercado em que já não há "novidades". "Uma edição deste álbum vende-se por mais de 500 euros, mas não acho que pedir esse valor por um disco seja uma coisa muito moral", explica Vítor Nunes. "Normalmente troco um disco destes por dez ou doze álbuns que sei que vão escoar", conclui.

Curiosamente, e por ser algo anómalo dentro da discografia de Amália Rodrigues (essencialmente centrada no fado), este LP de música tradicional, gravado com Natália Correia e Ary dos Santos, é um dos mais procurados por coleccionadores portugueses. Primeiras edições de discos de referência de Amália como Busto (1962) são procuradas principalmente por coleccionadores estrangeiros. Um exemplar de Cantigas d'Amigos pode valer cerca de 20 euros.

Em 1960, após vencerem a competição de grupos do concurso Caloiros da Canção, Os Conchas, de José Manuel Aguiar e Fernando Gaspar, editavam este EP, em conjunto com Daniel Bacelar, apontado como "revelação". O primeiro disco pop/rock português (importando linguagens então em voga na música popular anglo-saxónica), uma primeira edição deste EP, que se encontre em bom estado, pode ter um valor de mercado de cerca de 20 euros.

Este Conjunto João Paulo no Teatro Monumental (de 1966) foi o primeiro LP ao vivo de uma banda rock portuguesa. "Já tive uma edição autografada", declara Vítor Nunes, acerca de um álbum marcante de um momento histórico da música portuguesa, em que o formato LP (o long playing, ou seja, longa duração) começava a afirmar-se face ao single e ao EP (ou seja, extended play). Apesar de relativamente raro, um exemplar deste álbum vende-se por cerca de cem euros.

O primeiro disco dos Beatles a ser editado em Portugal foi este She Loves You, EP de 1963, pela Valentim de Carvalho. Apesar de ser o primeiro título dos Beatles a chegar ao público português, e tendo por isso a devida importância histórica, foi um disco que, por isso mesmo, gerou um número considerável de vendas. Segundo Vítor Nunes, este não é um disco propriamente raro, com um exemplar em boas condições a ser vendido normalmente por um valor entre os 30 e os 50 euros.

Diário de Notícias
www.dn.pt