Diretor do Bolshoi foi demitido
Iksanov vai ser substituído por Vladimir Ourine, que até agora era o diretor do teatro Stanislavki e Nemirovitch-Dantchenko, outro palco famoso de Moscovo.
O contrato de Iksanov, que dirigia o Bolshoi desde 2000, terminava em outubro de 2014. O ministro da Cultura sublinhou que o seu afastamento se ficou a dever à "situação difícil" que atravessa o teatro desde a agressão com ácido contra o seu diretor artístico Sergei Filine em janeiro.
Atacado a 17 de janeiro por um homem que lhe lançou ácido para o rosto à porta do seu apartamento na capital russa, Filine sofreu queimadura graves no rosto e nos olhos. Depois de ser submetido a um transplante de pele e a várias intervenções cirúrgicas aos olhos na Rússia, Filine está a ser tratado na Alemanha, não tendo ainda recuperado a visão.
Esta agressão deu início a um escândalo que acabou por revelar as rivalidades e conflitos internos na instituição de renome mundial.
Em junho, o Bolshoi anunicou a saída do seu bailarino estrela Nicolai Tsiskaridzé, em rota de colisão com Iksanov e rival de Filine.