Diego Reyes considerado o melhor central da Liga espanhola

Mexicano do FC Porto é, para surpresa geral, eleito o melhor defesa pelo Observatório do Futebol. Cédric Soares também em destaque
Publicado a
Atualizado a

Diego Reyes, central mexicano cedido pelo FC Porto à Real Sociedad, é considerado o melhor jogador da sua posição na Liga espanhola, segundo os dados estatísticos divulgados pelo Observatório do Futebol (CIES), que analisam, ao detalhe, cada ação de cada jogador durante as partidas, a fim de calcular a sua eficácia e pertinência em tudo o que façam em campo.

O defesa mexicano de 23 anos, que fez duas épocas no FC Porto quase sempre como habitual suplente, foi emprestado no último defeso à Real Sociedad e surge no topo dos centrais da Liga espanhola, com um aproveitamento de 100% nas suas exibições.

Uma estatística insólita, uma vez que, com ele em campo, a Real Sociedad venceu apenas um de 12 jogos. O mexicano começou a época como titular indiscutível, mas foi perdendo espaço e está a surgir mais vezes no banco.

Cabral, do Celta de Vigo, surge no 2.º lugar, com 93,2%, e Mustafi, do Valência, completa o pódio (86,6%). Godín, do Atlético, é 4.º e a dupla de centrais do Barcelona, Mascherano e Piqué, surge na 5.ª e 7.ª posições, respetivamente. Curiosamente, não há nenhum central do Real Madrid no top 15.

Nolito melhor do que Cristiano Ronaldo

Na Liga espanhola, Felipe Luís (Atlético) é considerado o melhor lateral, Módric o melhor médio, Sarabia (Getafe) o melhor médio-ofensivo e Gareth Bale o melhor avançado. No caso dos atacantes, após Bale, com 100%, surgem Neymar (92,4), Suárez (62,3) e Nolito (55,7). Cristiano Ronaldo é 6.º, com 53,6% e Messi, que esteve dois meses lesionado, nem na lista aparece.

Na Premier League, Cédric Soares, ex-lateral do Sporting e agora ao serviço do Southampton, é considerado o melhor, à frente de Kolarov (94,4%) e Monreal (90,2%). Entre os centrais destaca-se Koscielny, do Arsenal, logo à frente do ex-FC Porto Otamendi. O português José Fonte é 15.º, logo atrás de Mangala, também ex-FC Porto.

O Arsenal domina as estatísticas do meio-campo, com Cazorla a ser considerado o melhor médio e Özil o melhor médio-ofensivo. Entre os goleadores, o pódio é composto por Lukaku (Everton), Ighalo (Watford) e Vardy (Leicester). Kun Agüero não aparece no top 15.

Na Bundesliga, Alaba é o melhor defesa, Rafinha o melhor lateral, Gündogan o melhor médio, Douglas Costa o melhor criativo e Aubameyang o melhor avançado. Em Itália, Roncaglia (Fiorentina), Lulic (Lazio), Jorginho (Nápoles), Saponara (Empoli) e Higuaín são os melhores nas respetivas posições.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt