Diamante branco de 228,31 quilates em exibição no Dubai vai ser leiloado na Suíça
Um diamante branco de 228,31 quilates foi apresentado ao público pela primeira vez esta sexta-feira no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e será leiloado em maio na Suíça por um valor que pode chegar aos 30 milhões de dólares, cerca de 27 milhões de euros.
Apelidada de "The Rock", a pedra extraída e polida na África do Sul há mais de 20 anos é "o maior diamante (em formato de) pera de cor branca que já foi catalogado", segundo informações do do Instituto Americano de Gemologia em comunicado.
Após a sua estreia na joalharia Christie's Dubai, onde vai estar exibido até 29 de março, o diamante vai seguir para Taipei, Nova York e Genebra, onde ficará à venda a 11 de maio.
"O Médio Oriente sempre apreciou joias e pedras preciosas de grande valor", disse à AFP Rahul Kadakia, chefe internacional de joias da Christie's."Achamos que é uma boa ideia apresentar o diamante numa região onde há muitos colecionadores de pedras preciosas", acrescentou.
O recorde em leilão de um diamante incolor é o de uma pedra de 163,41 quilates, vendida por 33,7 milhões de dólares (30,6 milhões de euros) em novembro de 2017, segundo o comunicado.
Em fevereiro, a Sotheby's de Londres vendeu um diamante negro de 555,55 quilates, o maior diamante negro natural do mundo, por 4,3 milhões de dólares (3,9 milhões de euros).