Diabetes mata 13 pessoas por dia

Em 2012 a diabetes matou 13 pessoas por dia. revela o relatório do Observatório nacional da Diabetes, apresentado hoje. No ano passado a doença foi responsável por 4.867 mortes, sendo o ano em que se regista o maior número de óbitos por diabetes.
Publicado a
Atualizado a

No que diz respeito à mortalidade hospitalar, um em cada quatro óbitos nos hospitais do SNS é de uma pessoa com diabetes. Também o número de amputações major (amputação de todo o pé ou o membro inferior) aumentou, contrariando a tendência registada nos últimos anos.

A prevalência da diabetes é de 12,9% da população portuguesa, com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, o que corresponde a mais de 1 milhão de pessoas. 44% dos doentes ainda estão diagnosticar. A taxa de crescimento médio anual de novos casos de diabetes tem sido de 3,8%.

O relatório "Diabetes: Factos e Números" do Observatório Nacional da Diabetes revela que o sistema de saúde tem dado sinais de uma evolução positiva, nomeadamente o aumento do número de pessoas seguidas pelos cuidados de saúde primários e o controlo do aumento dos custos com os medicamentos para a Diabetes, tendo sido pela primeira vez verificada uma redução dos custos para os utentes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt