Dezassete repetentes e seis estreantes
Cristiano Ronaldo, Hélder Postiga, Ricardo Costa, Pepe, Raul Meireles, Bruno Alves, Miguel Veloso, Hugo Almeida, João Moutinho, Nani, Rui Patrício, Eduardo, Beto, Fábio Coentrão, Ruben Amorim, João Pereira e Varela são os repetentes.
Por seu lado, André Almeida, Luís Neto, William Carvalho, Rafa, Vieirinha e Éder nunca tinham estado em qualquer fase final, sendo que nenhum soma mais do que seis internacionalizações "AA", totalizando 23, em conjunto.
O "capitão" e grande "estrela" da equipa, Cristiano Ronaldo, é o único que vai disputar uma sexta fase final consecutiva, num trajeto iniciado no Euro2004, enquanto Hélder Postiga, que falhou o Mundial2010, cumprirá a quinta presença.
Por seu lado, Ricardo Costa, Pepe, Raul Meireles, Bruno Alves, Miguel Veloso e Hugo Almeida vão para a quarta, João Moutinho, Nani, Rui Patrício, Eduardo, Beto e Fábio Coentrão para a terceira e Ruben Amorim, João Pereira e Varela para a segunda.
Em matéria de Mundiais, Ronaldo e Ricardo Costa são os únicos que cumprirão o terceiro, enquanto Pepe, Raul Meireles, Bruno Alves, Miguel Veloso, Hugo Almeida, Eduardo, Beto, Fábio Coentrão e Ruben Amorim repetem 2010 e Hélder Postiga 2006.
Além dos seis estreantes em fases finais, também João Moutinho, Nani, que chegou a estar convocado em 2010, Rui Patrício, João Pereira e Varela disputam a primeira vez a fase final de um Mundial.
Em relação à outra fase final sob o comando de Paulo Bento, o Europeu de 2012, são 16 os repetentes, o que significa que apenas ficaram de fora sete jogadores: Miguel Lopes, Custódio, Ruben Micael, Hugo Viana, Nelson Oliveira, Rolando e Ricardo Quaresma.
Rolando e Ricardo Quaresma foram hoje dois dos sete excluídos por Paulo Bento, que também não incluiu nos 23 o guarda-redes Anthony Lopes, o defesa Antunes, os médios André Gomes e João Mário e o extremo Ivan Cavaleiro.
A fase final do Mundial de 2014 realiza-se de 12 de junho a 13 de julho, no Brasil.