Ryan Gosling a fazer de parvalhão e um Russell Crowe de pança grande e dureza extrema fazem uma improvável dupla cómica. A cortesia é de Shane Black, argumentista respeitado em Hollywood, que se tornou realizador "mainstream".
[youtube:GQR5zsLHbYw]
Rodado com um ritmo muito interessante com diálogos repletos de nostalgia "eighties" bem à Black, The Nice Guys é um objeto gingão e com uma alma casual, capaz de espantar o espetador mais habituado a filmes de ação formatados. Na verdade, é violento quando tem de ser, icónico a toda a hora e politicamente incorreto quando ninguém espera. Tem tudo para ser potencialmente um filme de culto cheio de auto-ironia, em especial na forma como se auto-dinamita na formatação da dupla: ou um filme de parceiros em apuros invertido.
Só é de lamentar que Black não tenha moderado a sua veneração sobre os códigos estéticos da época. Ficamos com a ideia de que se trata de um filme demasiado encantado com as marcas dos anos 1970. Mas não deixa de ser uma prova de que o cinema de entretenimento americano ainda encontra caminhos de diversidade, mesmo que seja através de um filtro de evocação retro.
Classificação: ***