Deputado do Podemos: "Uso rastas há quatro anos. Não vou mudar"
Alberto Rodriguez, deputado do Podemos, partido de esquerda fundado em 2014, tem sido o centro das atenções depois dos comentários polémicos feitos pela vice-presidente do Parlamento espanhol, Celia Villalobos, sobre o seu penteado.
Numa intervenção feita no programa La Mañana, transmitido pela TVE, Villalobos teceu comentários pouco abonatórios sobre o visual do deputado de 33 anos: "Para mim tanto me faz que um deputado do Podemos use rastas. Se as mantiver limpas, para não me passar piolhos, então perfeito".
[youtube:ZtmtcOXBLps]
Deputado eleito por Santa Cruz de Tenerife, Rodriguez já reagiu às declarações da vice-presidente, que é do Partido Popular, em entrevista ao jornal La Opinion. Classificando as palavras de Villalobos como "uma falta de respeito", o deputado afirmou que não está interessado em alimentar polémicas. "Não venho para o Parlamento para isso, há muita gente neste país, principalmente nas ilhas, que está a passar mal, que precisa de medidas urgentes. É nisso que nos devemos concentrar", declarou, referindo que adotou o visual "há quatros anos" e não tem "previsto nenhuma mudança de aspeto".
Ainda ao La Opinion Rodriguez sublinhou que no Podemos "não faltamos ao respeito, nem à Constituição nem aos restantes deputados, pela nossa forma de vestir ou pelo penteado que escolhemos". Ainda sobre o seu visual afirmou: "Existe um grande debate acerca disso, das rastas estarem associadas a uma cultura, uma música e até mesmo uma forma de viver ou de pensar, mas esse não é o meu caso. Para mim é só um penteado".