Dentistas proibidos de passar atestados

O IMT está a recusar atestados médicos dentistas para obtenção de cartas de condução. A Ordem dos Dentistas diz que é ilegal. A dos Médicos diz que, se assim fosse, até veterinários podiam passar atestados.
Publicado a
Atualizado a

O "Jornal de Notícias" escreve hoje que "fiquei estupefacto quando um paciente me comunicou que o atestado médico que lhe tinha passado, para ele revalidar a carta de condução, tinha sido recusado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), com o argumento de que só aceitava documentos emitidos por médicos.Isso é um insulto, barbaridade e tremenda ilegalidade", disse ao jornal um médico dentista do Porto. A Direção da Associação dos Industriais do Ensino de Condução Automóvel de Portugal (ANORECA) confirmou a versão do dentista, explicando que a recusa ocorre "desde dia 11 no IMT-Porto. Até esse dia aceitavam atestados médicos dentistas".

Segundo o jornal, "o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, assume ter sido o autor do ofício, enviado ao IMT, em fevereiro, com um parecer da jurista da OM que diz ser "ilegal" validar cartas de condução com atestados dentistas. Para o bastonário, que não percebe a polémica, "os dentistas dominam a arte dentária! Se acham que podem passar atestados fora dessa área, então os veterenários ou os da medicina tradicional chinesa também podem", diz.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt