Deborah Secco condenada por desvio de dinheiros públicos

A atriz brasileira foi hoje condenada por enriquecimento ilícito e desvio de verbas públicas. Deborah Secco terá de devolver 158 mil reais, mais de 51 mil euros.
Publicado a
Atualizado a

O processo havia sido movido pelo Ministério Público em 2011 e terminou hoje com a publicação da sentença do juiz, determinada no dia 24: a atriz da Globo, estrela de novelas como "Insensato Coração", "O Beijo do Vampiro", "Laços de Família" ou "Celebridade", terá de devolver 158 mil reais (mais de 51 mil euros).

Mas a mãe de Deborah Secco, o irmão, a irmã e a produtora Luz Produções Artísticas, que também estavam acusados, também terão de restituir dinheiro, mais precisamente 446 mil reias (144 mil euros).

Os envolvidos ficam ainda suspensos de direitos políticos e proibidos de receber incentivos fiscais ou de contratar com serviços do poder público, além de terem uma coima de 5 mil reais (1,6 mil euros).

O processo teve origem numa denúncia do Sindicato dos Enfermeiros acerca da contratação de profissionais para a Fundação Escola do Serviço Público. A investigação revelou uma fraude, em que sete órgãos do governo estadual contratavam a Fundação para executar projetos. Sem condições para isso, a Fundação subcontratava, por sua vez, quatro Organizações Não Governamentais para o fazer. Os interesses dessa ONG's eram defendidos pelo pai de Deborah Secco, Ricardo Tindó Ribeiro Secco, que se revelou o chefe operacional do esquema.

O pai de Deborah Secco depositou dois cheques na conta da atriz e um outro na conta da Luz Produções (detida em 99% pela estrela da Globo). Os irmãos e a mãe de Deborah também foram presentados com cheques.

O advogado da atriz já anunciou que vai recorrer da decisão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt