O Herói de Hacksaw Ridge é a quinta longa-metragem assinada por Mel Gibson, e surge dez anos depois de Apocalypto. Este novo herói não tem a dimensão de Jesus Cristo (o filme de 2004), mas é um seguidor da sua Palavra. Desmond Doss foi um americano que, durante a Segunda Guerra Mundial, se juntou ao exército para servir o país sem tocar numa arma.
Depois da luta legal para conseguir chegar à frente de batalha na exclusiva condição de socorrista, salvou muitos dos seus colegas, numa genuína prova de força espiritual e física.
[youtube:s2-1hz1juBI]
A Gibson interessa essa fonte de energia humana - a fé -, capaz de mover montanhas, e é efetivamente isso que justifica que um corpo franzino como o de Doss (Andrew Garfield, bem posicionado para a nomeação ao Óscar) conseguisse aguentar o tremendo esforço da solitária operação de salvamento.
Por vezes criticado pela violência que nos coloca diante dos olhos, o certo é que Gibson precisa de sangue frio para nos fazer entrar no inferno da guerra. Essas cenas hiperbólicas são os melhores momentos do filme, compensando a falta de pathos do preâmbulo biográfico.
Classificação: **