Daniel Blaufuks cancela visita a Serralves devido a restrições do museu: "Inaceitável"

Polémica com a exposição de Robert Mapplethorpe já levou também à demissão do diretor do Museu de Serralves, João Ribas
Publicado a
Atualizado a

O fotógrafo português Daniel Blaufuks cancelou a visita guiada à exposição "Robert Mapplethorpe: Pictures", agendada para o dia 24 de novembro, em Serralves, devido às restrições na exposição de Robert Mapplethorpe, que também levaram à demissão de João Ribas, diretor do espaço.

"Por considerar absolutamente inaceitável as noticiadas restrições na exposição do Robert Mapplethorpe, venho, por este meio, cancelar a visita guiada proposta", escreveu Daniel Blaufuks no Facebook.

Em causa está a exposição de fotografia de Robert Mapplethorpe, inaugurada esta quinta-feira, na qual as peças com caráter sexual foram colocadas numa sala à parte e interditas a menores de 18 anos e com o aviso de "dimensão provocatória e caráter eventualmente chocante da sexualidade de algumas das obras".

"Não contava que um museu tivesse uma atitude como esta", disse o fotógrafo ao Expresso. Salientando que "o curador tinha já dito que não ia haver zonas interditas", Daniel Blaufuks disse não perceber "como é que houve a inauguração, houve uma visita guiada, e nada foi dito".

As restrições terão levado também à demissão do diretor do Museu de Serralves, João Ribas, que não chegou a completar um ano no cargo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt