Cuidado, o chão desta galeria está incandescente

Ernest Zacharevic inaugura a exposição <em>The Floor is Lava</em> na galeria Underdogs, em Lisboa. Há um elefante na sala. E é feito em origâmi
Publicado a
Atualizado a

Se estranharmos que, numa sala, duas crianças saltem de sofá em sofá ou de mesa em mesa, o problema é, claramente, nosso. É que o chão está coberto de piranhas, jacarés ou lava incandescente. Nós é que já não vemos. Por isso, o lituano Ernest Zacharevic fez de todo o chão da galeria Underdogs, em Lisboa, lugar desse jogo infantil a que em inglês se dá o nome The Floor Is Lava (O Chão é Lava, nome da exposição). E foi sobre ela que pôs uma girafa de três metros feita em origâmi ou um quadro onde uma criança, de dedos dentro do nariz e pernas cruzadas à chinês, nos franze o sobrolho em sinal de desdém à nossa incredulidade.

Zacharevic, que nasceu em 1986 na capital lituana de Vilnius e hoje vive na Malásia, está por uns dias em Lisboa. Encontramo-lo de manhã num ateliê onde cheira a café acabado de fazer, há pincéis e paletas por todo o lado e folhas coladas na parede com listas de afazeres que incluem comprar presentes, acabar os origâmis, pintar telas ou (ilegalmente) uma sardinha numa parede de Lisboa (que horas depois estaria no seu Facebook). No chão: azulejos. E ao fundo do ateliê a explicação: é justamente num painel deles que está pintada a criança de dedos no nariz. Noutro, azul cobalto, um rapaz de cócoras que vê e toca qualquer coisa no chão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt