Cristina Branco na reabertura do Rijksmuseum
Cristina Branco foi convidada a interpretar três temas do seu mais recente álbum, "Alegria", editado no passado dia 25 de fevereiro. Hoje, às 21:00, a criadora de "Branca Aurora" também canta no Chassé Theater, em Breda.
O Rijksmuseum, Museu Nacional de História e Arte dos Países Baixos, estava fechado para remodelações, desde 2005.Nas suas coleções encontra-se o famoso quadro "A ronda da noite", de Rembrandt, assim como pinturas de Johannes Vermeer, Jacob van Ruysdael, Frans Hals, entre outros pintores flamengos. O museu tem ainda um assinalável núcleo de arte asiática.
A reabertura do museu ficou marcada por um espetáculo de fogo de artifício, com as cores azul, branca e vermelha, da bandeira, assim como cor de laranja, a cor nacional. A entrada no museu será gratuita até à meia-noite.
A Rainha Beatriz, que já anunciou que irá abdicar do trono a 30 de abril favor do seu filho Guilherme Alexandre, reabriu simbolicamente o museu ao girar uma chave gigante numa fechadura, ao lado do diretor do museu, Wim Pijbes.
A cantora Cristina Branco afirmou à Lusa que o álbum "Alegria" "é uma chamada de atenção" para o facto de "estamos a ser postos à prova da forma mais bárbara" e de "estarmos a perder o sentido do coletivo", como disse à Lusa quando do lançamento do seu último disco, defendendo "uma união social", sob o risco de "este país" ir "pelo cano".